Notícia: Oi Constrói anel de fribra óptica em Mato Grosso

Notícia: Oi Constrói anel de fribra óptica em Mato Grosso

Notícia: Oi Constrói anel óptico em Mato Grosso

A Oi está concluindo uma das últimas etapas da implantação de 490 quilômetros finais de uma rede cabo de fibra óptica entre as cidades de Alta Floresta e Juína na região norte do Mato Grosso. Nessa fase, 17 profissionais da Oi (entre supervisores, engenheiros e técnicos mergulhadores) acabam de instalar sob o leito do Rio Juruena – em trecho situado a 800 KM de Cuiabá – 1.300 metros de fibra óptica subaquática para interligar essa rede que vai atender aos diversos municípios da região centro-oeste do estado.

A conclusão desse trecho de 490 quilômetros completa um anel óptico – com um total de 2.600 KM, que ficará operacional no primeiro trimestre do ano que vem. O anel óptico vai beneficiar direta e indiretamente 39 municípios que estão na rota da rede, alcançando, aproximadamente mais de 800 mil habitantes dessas cidades, cerca de 25 % da população do Mato Grosso.

Os investimentos realizados no anel de 2.600 KM de rede de fibra óptica vão beneficiar, diretamente, as 15 cidades que estão na rota do anel: Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colider, Itaúba, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Também beneficiam indiretamente, mais 24 cidades que estão ligadas ao anel e também são beneficiadas pela proteção da rede: São José do Rio Claro, Nova Ubiratã, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Vera, Feliz Natal, Santa Carmen, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Paraníta, Colniza, Cotriguaçu, Aripuanã, Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.

Além da parte física de construção óptica, o projeto inclui a instalação de equipamentos DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing – Multiplexação por comprimento de Onda) de grande capacidade, que irá possibilitar a ampliação de internet banda larga em regiões que hoje são atendidas por sistemas rádio. Ao longo do ano de 2015 a companhia vem priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.

O projeto de construção dessa fase complementar do anel óptico ligando Juína a Alta Floresta começou a ser desenvolvido no final do ano passado e recebeu uma dotação de investimento suplementar para 2015. Além dos investimentos anuais que a Oi faz no estado (de janeiro a setembro já somam R$ 55 milhões), a empresa está desenvolvendo esse projeto específico para melhorar o tráfego de telecomunicações por todo o estado, aumentando a proteção da rede nos casos de eventos recorrentes de danos causados por terceiros.

A rede ótica vai proporcionar grande avanço nos serviços de transmissão de dados e voz em todo o estado de Mato Grosso, como parte relevante das medidas preventivas e corretivas adotadas pela empresa para minimizar o impacto de interrupções temporárias no estado. Com o investimento, todos os serviços de telefonia oferecidos pela Oi na região vão apresentar melhoria de qualidade: internet banda larga, 2G e 3G, ligações de telefones fixos e móveis. Os DDDs 65 e 66 cobrem uma região importante, onde a Oi tem atualmente cerca de 347 mil clientes de telefonia fixa e 513 mil de móvel.

Para a comunicação entre as estações estão sendo implantados equipamentos que possibilitarão trafegar dados em alta velocidade com capacidades iniciais de 40Gbit/s suplantando a capacidade da rede atual em 25 vezes interligando-se ao Backbone Nacional da Oi. Além da expansão em capacidade também a implantação possibilitará estender a proteção a diversas cidades com abrangência de mais de 500 mil clientes de telefonia e internet móvel.

Fonte: Convergência Digital

Jean Carlos

Profissional com mais de 6 anos de experiência em suporte e administração de redes e servidores. Espírito empreendedor, proativo e diligente, esta sempre em busca de conhecimento. Expertise em Windows Server, Hyper-V, WDS, WSUS, Kaspersky e pfSense. Formado em Redes de Computadores pela Uninove e Técnico em Informática pelo SENAC Possui diversos cursos na área, MCSA Windows Server 2012, ITIL, Zabbix e Cloud Computing. Atualmente escreve artigos de informática em seu blog (friendsti.com.br) como forma de compartilhar o conhecimento adquirido.

Related Posts
Leave a reply
Captcha Click on image to update the captcha .